LOGO
Ingles
Portugues
noticia

Identificação

  • Identificação do Projecto: Base de dados terminológica e textual para a Assembleia da República [DBTT-AR/CLUNL 2005]
  • Grupo: Lexicologia, Lexicografia e Terminologia
  • Responsável: Rute Costa
  • Duração: Abril 2005 - Abril 2007
  • Financiamento: € 43.326,40
  • Entidade financiadora: Assembleia da República

Descrição

A Assembleia da República (AR) é uma instituição de referência na produção e divulgação de informação e de conhecimentos em língua portuguesa, nomeadamente para fins específicos. Dentro de uma filosofia de preservação da língua portuguesa e de investimento em recursos linguísticos e terminológicos de qualidade, o objectivo deste projecto consistiu na constituição de uma Base de dados terminológica e de uma base de dados textual interrelacionadas, a serem disponibilizadas via Intranet e Internet. A primeira versão serve de apoio e como ferramenta de trabalho a funcionários da AR, entre eles tradutores, documentalistas, funcionários administrativos, entre outros. Para além disso, fornece também contextos relevantes para a aquisição de conhecimento por parte de estudantes e profissionais da língua sobre conceitos utilizados pela comunidade de especialistas. A segunda versão serve de consulta e referência para os utilizadores da página de Internet da AR.

Os resultados deste projecto incluem a criação de uma base de dados para introdução de dados por parte da equipa do projecto, entre os quais terminólogos, tradutores e juristas; assim como na disponibilização da base de dados via intranet e Internet, esta última disponibilizando apenas os dados que foram previamente validados com uma metodologia para a gestão da qualidade dos dados terminológicos.

As tarefas incluídas no projecto foram as seguintes: i) constituição e organização de corpus; ii) constituição da base de dados textual iii) concepção e criação da base de dados terminológica e textual iv) concepção da ficha terminológica modelo v) pesquisa e validação de equivalentes vi) introdução de dados terminológicos e textuais vii) disponibilização da base de dados, numa primeira fase em intranet, numa fase posterior na Internet.

A base de dados está disponível no site da Assembleia da República Portuguesa em http://terminologia.parlamento.pt/pls/ter/terwintra.home.

Documentação:

Equipa

  • Rute Costa (investigadora responsável)
  • Raquel Silva