LOGO
Ingles
Portugues
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa

Colaboradores doutorados / Collaborators (PhD)

Linguística Formal e Experimental / LiFE - Formal and Experimental Linguistics

Ana Paula Figueira Banza de Figueiredo Santos

Professora Auxiliar de nomeação definitiva no Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora, onde ensina desde 1991.
A sua actividade pedagógica tem-se desenvolvido na área da Língua e Linguística Portuguesas, ao nível do 1º, 2º e 3º ciclos de estudos.
No domínio científico, tem trabalhado essencialmente, para além destas, em Filologia e Crítica Textual, centrando-se o seu interesse em textos dos períodos Antigo e Clássico da Língua Portuguesa, mas também na Variação linguística.
 

Clarisse da Conceição Alves e Costa Afonso

Professora Auxiliar da Secção de Estudos Alemães do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas. Colaboradora do CLUNL e investigadora da UIED (FCT-UNL). Membro da Direcção da APPA (Associação Portuguesa de Professores de Alemão) e representante da APEG (Associação Portuguesa de Estudos Germanísticos) no Conselho Consultivo do GAVE. Desenvolve actividades de docência em tradução e na formação de professores de alemão, e investigação em Didáctica das línguas, formação de professores, políticas educativas, educação intercultural, tendo publicado vários trabalhos sobre estes temas.

 

Luiz Manuel Fagundes Duarte

Maria Cristina Vieira Silva

Concluiu doutoramento em Linguística (Sintaxe) na Universidade Nova de Lisboa, de cujo Centro de Linguística é membro colaborador. Professora coordenadora na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, no Porto, na formação inicial e pós-graduada, é, desde 2008, diretora do Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Animação da Leitura. Os seus atuais interesses de investigação situam-se nas áreas do desenvolvimento da linguagem, didática do português e competência leitora.
 

Nuno Miguel Cavalheiro Marques


Lexicologia, Lexicografia e Terminologia / Lexicology, Lexicography and Terminology

 

Alexandre Mavungo Chicuna

Ana Rita Remígio

Investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova (CLUNL), professora de Alemão Língua Estrangeira, nos Cursos Livres de Línguas da Universidade de Aveiro, UA, e formadora no Curso de Especialização Tecnológica de Práticas Administrativas e Tradução da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, ESTGA-UA. É doutorada em Linguística, Terminologia, tendo publicado artigos científicos em Portugal e no estrangeiro. Presidente da Associação Portuguesa para a Comunicação Técnica - APCOMTEC - dedica-se ainda à tradução de patentes, essencialmente de alemão para português.

Show English Version
Researcher at the Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL), teacher of German as a Foreign Language at the Free Option Courses of the Universidade de Aveiro, UA, and teacher at the Technological Specialisation Course in Administrative Practises and Translation at Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, ESTGA-UA. Ana Rita holds a PhD in Linguistics, Terminology, having published papers in Portugal and abroad. President of the Portuguese Association for Technical Communication, APCOMTEC, Ana Rita also specialises in patent translation of mainly from German into Portuguese.
 

Irene Mendes

 

Janine Maria Mendonça Pimentel

Luidgi Sancatanburlo

Gramática e Texto / Grammar & Text

Ana Sousa Martins

Bolseira de pós-doutoramento da FCT para a realização de projeto em aquisição de língua segunda; é doutorada em linguística textual; tem publicado artigos nas duas áreas de investigação, para além de materiais de ensino de português língua segunda. É coordenadora da Ciberescola da Língua Portuguesa, um projeto que tem como parceiro o Ministério de Educação e Ciência.
Show English Version
Ana Sousa Martins is a Post-Doctoral researcher funded by FCT with a project on second language acquisition; she has a PhD in textual linguistics. She has published articles on both research areas as well as teaching materials on Portuguese as a second language. She is the coordinator of Ciberescola da Língua Portuguesa, a project held in partnership with the Ministry of Education and Science of Portugal.

António Moreno

É Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. É investigador do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, integrando o grupo Gramática & Texto. É Doutorado em Linguística (Semântica) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo vindo a desenvolver trabalho de investigação no âmbito da teoria da enunciação.
Show English Version
He is invited assistant professor at University of Aveiro (department of Languages and Cultures). He is a researcher of the Grammar & Text Group of CLUNL. He has a PhD in Linguistics by Universidade Nova de Lisboa (2005). He develops research on semantics, in enunciation theory framework.

Carla Teixeira dos Santos

Investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, concluiu o doutoramento em Linguística do Texto e do Discurso como bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas-NOVA. Tem enquadrado a sua investigação no Interacionismo Sociodiscursivo e escrito artigos sobre o agir, os géneros e os textos (bem como os diversos patamares de análise linguística) e a argumentação. É professora do ensino básico e secundário.
Show English Version
Researcher at Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, she finished her PhD on Text and Discourse Linguistics as a scholar in Faculdade de Ciências Sociais e Humanas-NOVA. Has doing her research on Sociodiscourse Interacionism and written several papers on human action, genres and texts (as well as on the various linguistic analysis levels) and argumentation. She is a middle school teacher and high school teacher.
Curriculum Vitae (Plataforma DeGóis)

Carolina Gonçalves

É doutorada em Ciências da Educação - Teoria Curricular e Metodologias de Ensino, pela Universidade Nova de Lisboa e pela Universidade Paris X - Nanterre. É professora equiparada a adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, desde 2009. É responsável pelas disciplinas na área da didática da língua portuguesa, na formação inicial e contínua de professores. Tem desenvolvido trabalho na área da aprendizagem da leitura e da escrita e na formação de professores de língua e publicado trabalhos nessas áreas.
Show English Version
She has a PhD in Science Education - Curriculum Theory and Teaching Methods by Universidade Nova de Lisboa and Universidade Paris X - Nanterre. She is adjunct professor at Escola Superior de Educação de Lisboa of Instituto Politécnico de Lisboa, since 2009. She is responsible for different courses in the domain of ​Portuguese didactic for students in initial and training teacher. She developes research on learning read and write and on training of language teacher and presented work in these areas.
Curriculum Vitae (Plataforma DeGóis)

Florencia Miranda

É doutorada em linguística pela Universidade Nova de Lisboa especialidade teoria do texto. É professora titular e coordenadora da Licenciatura em Português (formação de professores, tradutores e investigadores) na Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Desenvolve atividades de docência e investigação em Linguística, tendo publicado diversos trabalhos sobre análise de textos e géneros textuais, análise interlinguística (português-espanhol) e ensino de línguas. Foi bolseira de pós-doutoramento no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa entre 2008 e 2013. Atualmente é colaboradora doutorada do CLUNL, desenvolvendo trabalho de investigação, essencialmente, no domínio dos géneros textuais.
Show English Version
Since 2007, she is PhD in Linguistics (Theory of Text) by Universidade Nova de Lisboa. She is Professor at the Universidad Nacional de Rosario, Argentina and she is the coordinator of under graduation level on Portuguese for students of initial teacher training. She develops research on linguistics, and has published papers in the area of text analysis and textual genres, interlinguistic analysis (Portuguese-Spanish), and language teaching training. She was a post-doc grant fellow at CLUNL (2008 -2013). At present she collaborates with CLUNL, mainly in the area of research of text genres.

Janete Bessa Neves

É doutorada em Letras (área de Linguística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde lecionou várias disciplinas da área da língua e linguística portuguesa. É colaboradora do grupo Gramática e Texto do CLUNL, tendo desenvolvido a sua investigação em Semântica enunciativa. Apresentou e publicou vários trabalhos sobre modalidade no discurso jornalístico.
Show English Version
She has a PhD in Linguistics by Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - Brazil, where she was a Professor of various courses in the area of Portuguese Language and Linguistics. She is a researcher of the 'Grammar and Text' group of CLUNL and her main research area is Enunciative Semantics. She has presented and published work on modality in journalistic discourse.

José Pinto de Lima

Licenciou-se em 1974 em Filologia Germânica na Universidade de Lisboa, onde leciona desde 1977. Em 1990 obteve o grau de doutor em Linguística Geral nessa universidade. Desde 2003 é professor associado no departamento de Estudos Germanísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi diretor do departamento entre 2010/2012. Desde 2008 é colaborador do CLUNL. As suas principais áreas de investigação são a teoria da gramaticalização e a mudança linguística, sobretudo das línguas portuguesa e alemã. Em termos mais específicos a sua investigação tem-se centrado nos estudos da gramaticalização da modalidades e da evidencialidade, bem como na gramaticalização dos advérbios e dos marcadores de discurso.

Show English Version
José Pinto de Lima graduated in Germanic Philology at the University of Lisbon, where he started as a lecturer in 1977, From 2003 to 2007 he was a researcher of the CEAE, Centro de Estudos Alemães e Europeus. Since 2007 he is a researcher of the CECC, Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (FCT), in the Research Line "Translating Europe Across the Ages". From 2008, he is also a collaborator of CLUNL, Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, in the Research Group "Grammar and Text". At present, his main area of research is the theory of grammaticalization and language change, mainly of the Portuguese and German languages. He is a member of the Nominating Committee of the Societas Linguistica Europaea, and was the Local Organizer of the 42nd International Conference of the SLE, which took place at the University of Lisbon in September 2009.

Larysa Shotropa

Professora de língua e de literatura russa no - Instituto de Línguas da Universidade Nova Lisboa (ILNOVA). Doutorada em Linguística (Formação de Palavras)pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigadora no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolve trabalhos de investigação na área de linguística contrastiva, no ensino da língua russa e na tradução.
Show English Version
A lecturer of Russian language and literature at the Institute of Languages, Universidade Nova de Lisboa, she obtained a doctoral degree in linguistics (word formation) from the UNL. She is also a researcher of the UNL Center of Linguistics, developing research works on contrastive linguistics in teaching of Russian language and translation.

Luísa Álvares Pereira

É Professora Auxiliar no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro. Enquanto investigadora é membro efetivo do Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro e colaboradora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL). É autora de vários trabalhos em áreas como o Ensino e aprendizagem da Escrita, Ensino e aprendizagem da Língua e Literatura Portuguesa, Escrita académica e Formação de professores de língua.
Show English Version
Luísa Álvares Pereira is an Assistant Professor at the Department of Education at the University of Aveiro (Portugal). As researcher, she is a member of the Research Centre for Didactics and Technology in Teacher Education (CIDTFF) of the same university. Her current research interests include the following areas: teaching and learning of writing, teaching and learning of Portuguese language and literature, academic writing, didactics of language.

Noémia Jorge

Noémia Jorge é doutorada em Linguística, na especialidade de Linguística do Texto e do Discurso. Integra o Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, atuando na área da Linguística Textual. Tem ainda como áreas de interesse a didática de géneros textuais e a articulação entre linguística e literatura. É autora de material didático na área do Português. É Professora Adjunta no Instituto Superior de Ciências Educativas, onde tem lecionado as unidades curriculares de Didática do Português e Educação Literária no Ensino Básico.
Show English Version
Noémia Jorge has a PHD degree in Linguistics, in the area of Text and Discourse Linguistics. She is a member of the Linguistic Center at Universidade Nova de Lisboa, and has been developing researches in the area of Text Linguistics. She is interested in the area of the didactic of text genres and the relationship between Linguistics and Literature. She is the author of didactic material in the area of Portuguese. She works as an Adjunct Professor at the Instituto Superior de Ciências Educativas, where she has taught the curricular unities of Didactic of Portuguese Language and Literacy Education in Basic Education.
Curriculum Vitae (Plataforma DeGóis)

Rosalice Pinto

Rosalice Pinto é doutora em Línguística pela Universidade Nova de Lisboa e pós-doutora em Ciências da Comunicação pela mesma instituição e pela Universidade de Genebra. Atualmente, é colaboradora/investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL), integra a equipa do Grupo Gramática & Texto. É também colaboradora do CEJEA - Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais da Universidade Lusíada de Lisboa, do grupo SemanTec da Unisinos e do grupo sobre Jogos Digitais na UniRitter. É autora de vários trabalhos, em Portugal e no estrangeiro, em Linguagem em Contextos Profissionais, Linguagem Jurídica, Empreendedorismo, Argumentação e Retórica, Linguística Textual e Análise do Discurso.

Show English Version
Rosalice Pinto has a PhD in Linguistics from University Nova of Lisbon and has a Post-Doc in Communication Sciences from Nova University and Geneva University. Now, she is a researcher at the Center of Linguistics of University Nova of Lisbon (CLUNL), member of the Group Grammar & and Text from the CLUNL and a collaborator of CEJEA (Center of Juridical-Economic and Environmental Studies of Lusíada University of Lisbon). She is also a collaborator of SemanTec group from Unisinos /Brazil and of digital games group at UniRitter/ Brazil. She has publications and papers in Portugal and other countries, in Language in Professional Contexts, Legal Language, Entrepreneurship, Argumentation and Rhetoric, Text Linguistics, and Discourse Analysis.
Curriculum Vitae (Plataforma DeGóis)

Cognição, Linguagem e Comunicação Multimodal

Isabel Maria Galhano Rodrigues

Mestre em Linguística Geral (Christian-Albrechts-Universität, Kiel, Alemanha), em Linguística Portuguesa Descritiva (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e Doutorada em Linguística também nesta instituição, onde é Professora Auxiliar. Leciona linguística alemã, estudos interculturais e multimodalidades na interação face a face. É investigadora do Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP), no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL) e no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILC-ML). Desenvolve atividades de investigação na área dos Estudos do Gesto, com maior incidência na relação entre a fala e o gesto coverbal. Colaborou no projeto TKB-Transmedia Knowledge Database (FCT 2010-2013), coordenado por Carla Fernandes, em que analisou a fala e os movimentos do corpo em interações face a face na dança contemporânea. Tem vindo a desenvolver algum trabalho em filmagens etnográficas, assim como em documentação linguística, como meios essenciais para a recolha de dados para o estudo de variedades do português.

Show English Version

Master in General Linguistics (Christian-Albrechts-Universität, Kiel, Germany), in Portuguese Descriptive Linguistics (School of Arts and Humanities of the University of Porto) and PhD in Linguistics at the same institution, where she is Assistant Professor. She teaches German linguistics and intercultural studies and multimodalities in face-to-face interaction. She is researcher of the Linguistic Centre of the University of Porto (CLUP), of the Linguistic Centre of the University Nova of Lisbon (CLUNL) and of the Institute of Compared Literature Margarida Losa (ILC).  Her research interests are in the area of Gesture Studies, preferably concerning the relation between speech and coverbal gesture. She has collaborated in the TKB-Transmedia Knowledge Database project (2010-2013), directed by Carla Fernandes, where she analysed speech and body movements in face-to-face interaction in contemporary dance. She has been developing some work in ethnographic film, as well as in language documentation, as important means of data collection for the study of varieties of Portuguese.