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Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa

Investigadores doutorados / Researchers (PhD)

Gramática e Texto / Grammar & Text

Armindo de Morais

Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta e Investigador do Centro de Linguística da Universidade Nova (CLUNL). Desenvolve atividades de docência de primeiro e segundo ciclos e investigação em Linguística, Análise Conversacional e Didática do Português como Língua não-materna. Tem publicado vários trabalhos sobre Narrativas Conversacionais e Ensino-Aprendizagem de Português como Língua não Materna. Atualmente trabalha no desenvolvimento de um curso de ensino à distância de Português como Língua não-Materna na Universidade Aberta.
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Invited Assistant Professor in the Department of Humanities at Universidade Aberta. Researcher at the Centre of Linguistics of the Universidade Nova (CLUNL). Develops teaching activities of the first and second cycles and research in Linguistics, Conversational Analysis and Portuguese as a Second Language. He has published several papers on Conversational Narratives and also learning and examination materials for Portuguese as a Foreign Language . Currently he's working on a distance learning course of Portuguese as Second Language at the Universidade Aberta.
 

Clara Nunes Correia

É doutorada em Linguística - Semântica - pela Universidade Nova de Lisboa onde tem vindo a desenvolver trabalho de investigação e de docência nesta área. Tem publicado artigos científicos enquadrados no âmbito do grupo de investigação Gramática & Texto sobre Formas & Construções em Português, nomeadamente sobre determinação nominal e tempo e aspeto. É, presentemente, membro da Comissão Diretiva do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa.

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Clara Nunes Correia is PhD in semantics by Universidade Nova de Lisboa. Since 1999 she is Assistant Professor at the Linguistic Department in the same university. She is responsible for undergraduate and post-graduate semantics courses and her main research is developed on nominal determiners and on tense and aspect of Portuguese. Currently, she is member of the board of directors of CLUNL.


Helena Topa Valentim

É Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) e Investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL). Doutorada em Linguística, na especialidade de Semântica, desenvolve investigação nesta área científica, participando em congressos e publicando artigos, nos âmbitos nacional e internacional.
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Helena Topa Valentim is an assistant professor at the Human and Social Sciences Faculty from the New University of Lisbon and a researcher at the Linguistic Center of the New University of Lisbon. She is doctorate in Linguistics, specialist in Semantics, and has been researching in this scientific area. She has participated in national and international congresses and published several papers at national and international level.

Isabel Seara

É professora auxiliar do Departamento de Humanidades e coordenadora do Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino, na Universidade Aberta, Lisboa. É membro do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa e do Laboratoire d´Études Romanes da Université Paris 8 (France), e colabora em projetos de investigação no Laboratório de Educação a Distância e e-learning (LeaD). É doutorada em Linguística Portuguesa e desenvolve trabalho de investigação no âmbito dos estudos de pragmática, análise do discurso, retórica, epistolografia, privilegiando igualmente os estudos de comunicação mediada por computador, nomeadamente os efeitos sociais e linguísticos das tecnologias digitais.
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Assistant professor of Linguistics and director of the Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino at Universidade Aberta, Lisboa. She is member of Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, also a member of the Laboratoire d´Études Romanes at Université Paris 8 (France), and she collaborates on research projects at Laboratório de Educação a Distância e e-learning (LeaD) of the Universidade Aberta de Lisboa. Her PhD is in the area of ​​Portuguese Linguistics and her current research focuses on pragmatics, discourse analysis, rhetoric, epistolary, discourse analysis of computer mediated communication and social and linguistic effects of digital technologies.

Isabel Sebastião

Investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL). Tem desenvolvido trabalho de investigação na área da Análise do Discurso e do ensino do português e publicado artigos científicos em Portugal e no estrangeiro. É leitora do Camões, I.P. na Universidade Lumière Lyon 2.
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Researcher at the Centre for Linguistics of the Universidade Nova de Lisboa (CLUNL). Has developed research work in the area of discourse analysis and teaching of portuguese language and published scientific papers in Portugal and abroad. She is a Teaching Fellow of the Camões, I.P. at Lumière University Lyon 2.

Isabelle Simões Marques

Docente de francês na Universidade Aberta. É membro do Laboratoire d´Études Romanes da Université Paris 8 (França) e do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Doutorou-se na área de Análise de Discurso e os seus domínios de interesse prendem-se com questões ligadas ao plurilinguismo, à sociolinguística e à didática das línguas estrangeiras.
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French Lecturer at Universidade Aberta (Portugal). She is a member of the Laboratoire d´Études Romanes at Université Paris 8 (France) and the Centre for Linguistics of the Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Her PhD is in the area of Discourse Analysis and hers areas of interest are related to multilingualism, sociolinguistics and the didactics of foreign languages.
Curriculum Vitae (Plataforma DeGóis)

Manuel Luís Costa

É doutorado em Linguística. É investigador do Centro de Linguística da Universidade Nova (CLUNL) e membro do Grupo de Gramática & Texto. Tem desenvolvido e publicado trabalhos de investigação em Semântica, com incidência particular na semântica das preposições (aspeto, telicidade, trajetórias, fronteiras e topologia). É professor de Português do Ensino Básico e Secundário na Escola Básica e Secundária Padre Alberto Neto (Queluz).
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Manuel Luís Costa has a PhD degree in Linguistics. He is a researcher at Centro de Linguística da Universidade Nova (CLUNL) and member of the Research Group "Grammar & Text". His research activities and publications are mainly on Semantics, with particular focus on the semantics of prepositions (aspect, telicity, paths, boundedness and topology). He is a High School teacher at Escola Básica e Secundária Padre Alberto Neto (Queluz).

Maria Antónia Coutinho

É professora associada da FCSH-NOVA e desempenha atualmente a função de presidente da Comissão Diretiva do CLUNL. É doutorada em Linguística - Teoria do Texto, tendo publicado artigos científicos, em Portugal e no estrangeiro, e orientado teses de doutoramento e de mestrado naquela mesma área. Desenvolve investigação no âmbito do grupo Gramática & Texto do CLUNL, privilegiando o quadro teórico e epistemológico do Interacionismo Sociodiscursivo e interessando-se em particular por questões de didática da escrita e de estilo.
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Maria Antónia Coutinho is Associate Professor at Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa and she is presently chair of CLUNL' board of directors. She has a PhD in Linguistics - Text Theory and is developing research on this same area, within Grammar & Text research group. She has published in national and international journals and directed PhD and Master theses. She is mainly interested in Socio-Discursive Interactionism theoretical and epistemological framework, in writing didactics and style issues.
Curriculum Vitae (Plataforma DeGóis)

Maria do Céu Caetano

É professora auxiliar no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, sendo atualmente responsável pela base de dados BILP - Bibliografia de Linguística Portuguesa (http://clunl.fcsh.unl.pt/bilp/). Tem publicado diversos trabalhos na área da formação de palavras, em particular sobre questões relacionadas com a produtividade, a composicionalidade e a lexicalização, entre outros tópicos.
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Assistant Professor in the Linguistics Department of the Faculdade de Ciências Sociais e Humanas of Universidade Nova de Lisboa and researcher at Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Being currently in charge of the database BILP-Bibliography of Portuguese Linguistics (http://clunl.fcsh.unl.pt/bilp/), has published several works in the area of word-formation, for the most part on productivity, compositionality and lexicalization, among other topics.
 
Curriculum Vitae (Plataforma DeGóis)

Maria Teresa Brocardo

Professora Associada com Agregação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova (CLUNL). Desenvolve atividades de docência e investigação em Linguística, tendo publicado vários trabalhos sobre História da Língua Portuguesa, Linguística Histórica e Edição de Textos Portugueses Medievais.
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Associate Professor with ´agregação´ at Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa and researcher at Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL). Her teaching activities, research interests and publications are mainly on historical linguistics, history of the Portuguese language and Portuguese medieval texts edition.
Curriculum Vitae (Plataforma DeGóis)

Susana Pereira

É doutorada em Linguística (semântica) pela Universidade Nova de Lisboa. É professora coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, desde 2008. É responsável por disciplinas na área da linguística na formação inicial e contínua de professores. Tem desenvolvido investigação nos domínios do tempo e aspeto em português e publicado textos científicos nestas áreas. Integra o Grupo Gramática & Texto do CLUNL, desenvolvendo sobretudo trabalho no domínio das formas & construções do português.
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She has a PhD in linguistics (semantics) by Universidade Nova de Lisboa. She is Coordinator Professor at Escola Superior de Educação of Instituto Politécnico de Lisboa, since 2008. She is responsible for different courses in the domain of Portuguese linguistics for students of initial and on going teacher training. As a member of the group Grammar & Text she develops research on tense and aspect topics in Portuguese and has presented works on forms and constructions of Portuguese language.

Teresa Oliveira

É investigadora doutorada do Grupo de Investigação Gramática & Texto. Tem vindo a desenvolver trabalho de investigação e de docência nesta área, no âmbito da qual tem apresentado comunicações e publicado artigos científicos científicos. É Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Polítécnico de Portalegre.
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Maria Teresa Oliveira is a researcher of the Grammar & Text Group. She has a PhD in Portuguese Linguistics (semantics). She develops research work and teaching activities in this area, and she has published several articles. She is Adjunct Professor in the College of Education, Polytechnic Institute of Portalegre.
Curriculum Vitae (Plataforma DeGóis)

Bolseiros Pós-doc / Post-doc grant holders

Alvanira Barros

Investigadora de Pós-Doutoramento com apoio da CAPES, vinculada ao Grupo Gramática e Texto do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa em Portugal. Doutoramento em Letras. Área de Investigação: Linguística - Universidade Federal da Paraíba. Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba - CAMPUS IV. Professora do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Professora colaboradora do Mestrado Profissional Linguística e Ensino - CAMPUS I. Tem experiência em Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente com os seguintes temas: alfabetização, leitura e ensino; gramática, variação e ensino.

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Post-Doctoral Researcher supported by CAPES, linked to the CLUNL - Grammar & Text Group. PhD in Literature. Research Area: Linguistics - Paraíba Federal University. Associate Professor at the Paraíba Federal University - CAMPUS IV. Professor at PROFLETRAS and Collaborating Professor at CAMPUS I. Experience in Literature, with emphasis on linguistics, mainly in the following themes: literacy, reading and education; grammar, variation and education.


Audria Leal

Audria Leal obteve um doutorado em Linguística - Teoria do Texto na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 2011. Preparou a tese denominada "A organização textual do gênero cartoon: aspectos lingüísticos e condicionamentos não linguísticos" sob a direção da professora doutora Maria Antónia Coutinho (FCSH-UNL). Trabalha atualmente como investigadora no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, integrando a equipa do Grupo Gramática & Texto. Publicou trabalhos no domínio da Linguística aplicada ao ensino do português. Interessa-se igualmente pela Linguística do Texto e do Discurso, no qual privilegia o quadro teórico e metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo, a Semântica Enunciativa (Culioli, Campos) e a Semiótica Social com enfâse no quadro teórico e metodológico da Grammar of Visual Design (Kress & Van Leeuwen).
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Audria Leal has a PhD in Linguistics - Text Theory at Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa, in 2011. She has written a thesis on "Textual organization of the text genre cartoon: linguistic aspects and non-linguistic conditionings", supervised by Maria Antónia Coutinho (FCSH-UNL). Currently, she works as a researcher at the Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Gramática & Texto research group. She is interested in Text and Discourse Linguistics, from the perspective of the theoretical and methodological framework Social-Discursive Interactionism, Semantics (Culioli, Campos) and Social Semiotics, especially in Grammar of Visual Design approach (Kress & Van Leeuwen).

Mafalda Frade

É Investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL), sendo membro do Grupo de Investigação Gramática & Texto. É Bolseira de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, desenvolvendo trabalho de investigação no domínio das traduções medievais de textos latinos, área em que tem publicado trabalhos.
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She is a researcher at the Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL) and a member of the Research Group ´Grammar and Text´. She is a Postdoctoral Fellow of the Fundação para a Ciência e a Tecnologia, developing research work in the field of medieval translations of Latin texts, an area where she has published works.

Matilde Gonçalves

Investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova (CLUNL). Desenvolve um projecto de pós-doutoramento financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) sobre uma abordagem linguística da organização do conhecimento em sítios web. Tem publicado artigos científicos em Portugal e no estrangeiro na área da Linguística do Texto e do Discurso.
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Researcher at the Centro de Linguística da Universidade Nova (CLUNL). Develops a post-doctoral project funded by Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) over a linguistic approach to knowledge organization on websites. She has published scientific articles in Portugal and abroad in Linguistics of Text and Discourse.
Curriculum Vitae (Plataforma DeGóis)

Colaboradores doutorados / Collaborators (PhD)

Ana Sousa Martins

Bolseira de pós-doutoramento da FCT para a realização de projeto em aquisição de língua segunda; é doutorada em linguística textual; tem publicado artigos nas duas áreas de investigação, para além de materiais de ensino de português língua segunda. É coordenadora da Ciberescola da Língua Portuguesa, um projeto que tem como parceiro o Ministério de Educação e Ciência.
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Ana Sousa Martins is a Post-Doctoral researcher funded by FCT with a project on second language acquisition; she has a PhD in textual linguistics. She has published articles on both research areas as well as teaching materials on Portuguese as a second language. She is the coordinator of Ciberescola da Língua Portuguesa, a project held in partnership with the Ministry of Education and Science of Portugal.

António Moreno

É Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. É investigador do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, integrando o grupo Gramática & Texto. É Doutorado em Linguística (Semântica) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo vindo a desenvolver trabalho de investigação no âmbito da teoria da enunciação.
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He is invited assistant professor at University of Aveiro (department of Languages and Cultures). He is a researcher of the Grammar & Text Group of CLUNL. He has a PhD in Linguistics by Universidade Nova de Lisboa (2005). He develops research on semantics, in enunciation theory framework.

Carla Teixeira dos Santos

Investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, concluiu o doutoramento em Linguística do Texto e do Discurso como bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas-NOVA. Tem enquadrado a sua investigação no Interacionismo Sociodiscursivo e escrito artigos sobre o agir, os géneros e os textos (bem como os diversos patamares de análise linguística) e a argumentação. É professora do ensino básico e secundário.
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Researcher at Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, she finished her PhD on Text and Discourse Linguistics as a scholar in Faculdade de Ciências Sociais e Humanas-NOVA. Has doing her research on Sociodiscourse Interacionism and written several papers on human action, genres and texts (as well as on the various linguistic analysis levels) and argumentation. She is a middle school teacher and high school teacher.
Curriculum Vitae (Plataforma DeGóis)

Carolina Gonçalves

É doutorada em Ciências da Educação - Teoria Curricular e Metodologias de Ensino, pela Universidade Nova de Lisboa e pela Universidade Paris X - Nanterre. É professora equiparada a adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, desde 2009. É responsável pelas disciplinas na área da didática da língua portuguesa, na formação inicial e contínua de professores. Tem desenvolvido trabalho na área da aprendizagem da leitura e da escrita e na formação de professores de língua e publicado trabalhos nessas áreas.
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She has a PhD in Science Education - Curriculum Theory and Teaching Methods by Universidade Nova de Lisboa and Universidade Paris X - Nanterre. She is adjunct professor at Escola Superior de Educação de Lisboa of Instituto Politécnico de Lisboa, since 2009. She is responsible for different courses in the domain of ​Portuguese didactic for students in initial and training teacher. She developes research on learning read and write and on training of language teacher and presented work in these areas.
Curriculum Vitae (Plataforma DeGóis)

Florencia Miranda

É doutorada em linguística pela Universidade Nova de Lisboa especialidade teoria do texto. É professora titular e coordenadora da Licenciatura em Português (formação de professores, tradutores e investigadores) na Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Desenvolve atividades de docência e investigação em Linguística, tendo publicado diversos trabalhos sobre análise de textos e géneros textuais, análise interlinguística (português-espanhol) e ensino de línguas. Foi bolseira de pós-doutoramento no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa entre 2008 e 2013. Atualmente é colaboradora doutorada do CLUNL, desenvolvendo trabalho de investigação, essencialmente, no domínio dos géneros textuais.
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Since 2007, she is PhD in Linguistics (Theory of Text) by Universidade Nova de Lisboa. She is Professor at the Universidad Nacional de Rosario, Argentina and she is the coordinator of under graduation level on Portuguese for students of initial teacher training. She develops research on linguistics, and has published papers in the area of text analysis and textual genres, interlinguistic analysis (Portuguese-Spanish), and language teaching training. She was a post-doc grant fellow at CLUNL (2008 -2013). At present she collaborates with CLUNL, mainly in the area of research of text genres.

Janete Bessa Neves

É doutorada em Letras (área de Linguística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde lecionou várias disciplinas da área da língua e linguística portuguesa. É colaboradora do grupo Gramática e Texto do CLUNL, tendo desenvolvido a sua investigação em Semântica enunciativa. Apresentou e publicou vários trabalhos sobre modalidade no discurso jornalístico.
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She has a PhD in Linguistics by Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - Brazil, where she was a Professor of various courses in the area of Portuguese Language and Linguistics. She is a researcher of the 'Grammar and Text' group of CLUNL and her main research area is Enunciative Semantics. She has presented and published work on modality in journalistic discourse.

José Pinto de Lima

Licenciou-se em 1974 em Filologia Germânica na Universidade de Lisboa, onde leciona desde 1977. Em 1990 obteve o grau de doutor em Linguística Geral nessa universidade. Desde 2003 é professor associado no departamento de Estudos Germanísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi diretor do departamento entre 2010/2012. Desde 2008 é colaborador do CLUNL. As suas principais áreas de investigação são a teoria da gramaticalização e a mudança linguística, sobretudo das línguas portuguesa e alemã. Em termos mais específicos a sua investigação tem-se centrado nos estudos da gramaticalização da modalidades e da evidencialidade, bem como na gramaticalização dos advérbios e dos marcadores de discurso.

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José Pinto de Lima graduated in Germanic Philology at the University of Lisbon, where he started as a lecturer in 1977, From 2003 to 2007 he was a researcher of the CEAE, Centro de Estudos Alemães e Europeus. Since 2007 he is a researcher of the CECC, Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (FCT), in the Research Line "Translating Europe Across the Ages". From 2008, he is also a collaborator of CLUNL, Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, in the Research Group "Grammar and Text". At present, his main area of research is the theory of grammaticalization and language change, mainly of the Portuguese and German languages. He is a member of the Nominating Committee of the Societas Linguistica Europaea, and was the Local Organizer of the 42nd International Conference of the SLE, which took place at the University of Lisbon in September 2009.

Larysa Shotropa

Professora de língua e de literatura russa no - Instituto de Línguas da Universidade Nova Lisboa (ILNOVA). Doutorada em Linguística (Formação de Palavras)pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigadora no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolve trabalhos de investigação na área de linguística contrastiva, no ensino da língua russa e na tradução.
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A lecturer of Russian language and literature at the Institute of Languages, Universidade Nova de Lisboa, she obtained a doctoral degree in linguistics (word formation) from the UNL. She is also a researcher of the UNL Center of Linguistics, developing research works on contrastive linguistics in teaching of Russian language and translation.

Luísa Álvares Pereira

É Professora Auxiliar no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro. Enquanto investigadora é membro efetivo do Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro e colaboradora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL). É autora de vários trabalhos em áreas como o Ensino e aprendizagem da Escrita, Ensino e aprendizagem da Língua e Literatura Portuguesa, Escrita académica e Formação de professores de língua.
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Luísa Álvares Pereira is an Assistant Professor at the Department of Education at the University of Aveiro (Portugal). As researcher, she is a member of the Research Centre for Didactics and Technology in Teacher Education (CIDTFF) of the same university. Her current research interests include the following areas: teaching and learning of writing, teaching and learning of Portuguese language and literature, academic writing, didactics of language.

Noémia Jorge

Noémia Jorge é doutorada em Linguística, na especialidade de Linguística do Texto e do Discurso. Integra o Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, atuando na área da Linguística Textual. Tem ainda como áreas de interesse a didática de géneros textuais e a articulação entre linguística e literatura. É autora de material didático na área do Português. É Professora Adjunta no Instituto Superior de Ciências Educativas, onde tem lecionado as unidades curriculares de Didática do Português e Educação Literária no Ensino Básico.
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Noémia Jorge has a PHD degree in Linguistics, in the area of Text and Discourse Linguistics. She is a member of the Linguistic Center at Universidade Nova de Lisboa, and has been developing researches in the area of Text Linguistics. She is interested in the area of the didactic of text genres and the relationship between Linguistics and Literature. She is the author of didactic material in the area of Portuguese. She works as an Adjunct Professor at the Instituto Superior de Ciências Educativas, where she has taught the curricular unities of Didactic of Portuguese Language and Literacy Education in Basic Education.
Curriculum Vitae (Plataforma DeGóis)

Rosalice Pinto

Rosalice Pinto é doutora em Línguística pela Universidade Nova de Lisboa e pós-doutora em Ciências da Comunicação pela mesma instituição e pela Universidade de Genebra. Atualmente, é colaboradora/investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL), integra a equipa do Grupo Gramática & Texto. É também colaboradora do CEJEA - Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais da Universidade Lusíada de Lisboa, do grupo SemanTec da Unisinos e do grupo sobre Jogos Digitais na UniRitter. É autora de vários trabalhos, em Portugal e no estrangeiro, em Linguagem em Contextos Profissionais, Linguagem Jurídica, Empreendedorismo, Argumentação e Retórica, Linguística Textual e Análise do Discurso.

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Rosalice Pinto has a PhD in Linguistics from University Nova of Lisbon and has a Post-Doc in Communication Sciences from Nova University and Geneva University. Now, she is a researcher at the Center of Linguistics of University Nova of Lisbon (CLUNL), member of the Group Grammar & and Text from the CLUNL and a collaborator of CEJEA (Center of Juridical-Economic and Environmental Studies of Lusíada University of Lisbon). She is also a collaborator of SemanTec group from Unisinos /Brazil and of digital games group at UniRitter/ Brazil. She has publications and papers in Portugal and other countries, in Language in Professional Contexts, Legal Language, Entrepreneurship, Argumentation and Rhetoric, Text Linguistics, and Discourse Analysis.
Curriculum Vitae (Plataforma DeGóis)

Colaboradores não doutorados / Collaborators

Ana Caldes

Ana Caldes é investigadora no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Linguística Portuguesa / Especialização em Teoria do texto pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem desenvolvido investigação em Linguística Textual e exercido funções de docente de Português e Inglês desde 2001.
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Ana Caldes is a linguistics  researcher at Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. She has a Master´s degree on Portuguese Linguistics  / Specialization in Text Theory  awarded by Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. She has been developing research  on Text Linguistics and worked as a teacher of  Portuguese and English since 2001.

Camile Tanto

Camile Tanto é investigadora no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa e doutoranda em Linguística (área de especialização Ensino de Língua), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem desenvolvido investigação em Linguística Textual e Ensino de Língua.
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Camile Tanto is a linguistics researcher at Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa and a doctoral student at Universidade Nova de Lisboa. She develops research on Text Linguistics and Language Teaching.

Carlos Rebelo

É atualmente agente da Cooperação Portuguesa na Guiné-Bissau, onde forma professores de Português e elabora materiais didáticos para os cursos de Português Língua Não Materna do Instituto Camões. É mestre em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e encontra-se a redigir tese de doutoramento sobre as categorias de tempo e aspeto em português e crioulo da Guiné-Bissau no quadro da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas.

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He is working as a Portuguese Cooperation agent in Guinea-Bissau, where he trains Portuguese teachers and creates teaching material for Portuguese as a Second Language courses in the Camões Institute. He has a Masters in Linguistics, from the Faculty of Human and Social Sciences, New University of Lisbon, and he is currently writing a PhD on Portuguese and Guinea-Bissau creole tense and aspect categories within the framework of the Theory of Predicative and Enunciative Operations.

Helena Isabel Alzamora

Investigadora do Grupo Gramática & Texto. Tem vindo a desenvolver trabalho de investigação na área da Semântica, no quadro do Projeto Formas & Construções do Português. Concluiu o Curso de Doutoramento em Linguística, especialidade em Linguística Portuguesa, na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, em 2011, estando a realizar uma tese de doutoramento sobre Perífrases Verbais em Português. É atualmente Professora do Ensino Secundário na Escola Secundária de S. João do Estoril, desenvolvendo, nesse âmbito, para além de trabalho de docência, funções de direção de turma e de coordenação de Área Disciplinar.
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Researcher of the Group Grammar and Text. She has been developing research work in the area of Semantics in the context of the project Shapes and Constructions in Portuguese. After having completed the doctoral Course in Linguistics, specializevcd in Portuguese Language at the Faculty of Social and Human Sciences of Universidade Nova de Lisboa, in 2011, she is holding a PhD thesis on Verbal Periphrases in Portuguese. She is currently a teacher at the Secondary School of S.João do Estoril, developing, within that framework, in addition to teaching, functions of class head teacher and coordination of the teachers of Portuguese.

Helena Rodeiro

Helena Rodeiro é professora do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas - variante de Estudos Ingleses e Alemães (Ramo de Formação Educacional), em 2003, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em 2008, obteve, na Universidade de Aveiro, o grau de Mestre em Linguística Alemã e Linguística Contrastiva com a dissertação A expressão da temporalidade no discurso indireto em português e alemão: uma análise contrastiva num corpus jornalístico. Em setembro de 2014, ingressou no Curso de Doutoramento em Linguística, especialização em Linguística do Texto e do Discurso, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Presentemente, encontra-se a redigir a sua tese de Doutoramento, sob orientação da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho. O trabalho de investigação em curso filia-se na perspetiva interacionista sociodiscursiva e tem como enfoque o estudo dos géneros orais, com especial incidência nos seus temas de interesse: o discurso relatado, questões de modalidade e modalização e discurso jornalístico televisivo.

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Helena Rodeiro is a Secondary School teacher. In 2003, she graduated in Modern Languages and Literatures - English and German Studies at the University of Coimbra. In 2008, she earned her Master's Degree in German and Contrastive Linguistics at the University of Aveiro with a study entitled The expression of temporality in Portuguese and German reported speech: a contrastive analysis in a journalistic corpus. She integrated the Doctoral Course in Linguistics (specialisation in Text and Discourse Linguistics) at the Universidade NOVA de Lisboa in 2014 and she is currently working on her doctoral thesis under the supervision of Professor Maria Antónia Coutinho. The work in progress focuses on oral textual genres and follows the socio-discursive interactionist framework and scope of analysis. Reported speech, modality and modalisation and televised journalistic discourse are among the central topics of interest in this study.



Inês Ribeiros

É Doutoranda em Linguística e Ensino de Língua, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e membro do Grupo Gramática & Texto, do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, desenvolvendo trabalho essencialmente na área da teoria do texto. É Professora Adjunta do Instituto Superior de Ciências Educativas, onde leciona unidades curriculares de Linguística/Língua Portuguesa, na formação inicial de professores.
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She is a PhD student in Linguistics, (Linguistics and Language Teaching) at FCSH. She is a researcher of the Grammar & Tex group, and develops work mainly in the domain of text theory. At present she is an Adjunct Professor at the Instituto Superior de Ciências Educativas, where she teaches Portuguese language and Linguistics courses for initial teacher training students.

Isabel Maria Matos Ramos Castilho

É professora de português do ensino secundário e formadora do centro de formação Novafoco. Licenciou-se em Estudos Portugueses e Franceses na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e é Mestre em Linguística - Linguística Aplicada, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, encontra-se a redigir a tese de doutoramento em Linguística do Texto e do Discurso intitulada Géneros e Estilos. Análise Linguística dos Textos Escritos por José Saramago para o Blogue O Caderno. Transposição Didática dos Géneros Textuais Memórias, Diário, Autobiografia e Carta, sob orientação da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho. É colaboradora do CLUNL, integrando o Grupo Gramática & Texto.
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She is a High School teacher. She is graduated in Portuguese and French Studies at the Faculty of Letters, Classical University of Lisbon, and she is a Masters in Linguistics -Applied Linguistics, Faculty of Social and Human Sciences, New University of Lisbon. She is currently writing her doctoral thesis entitled Genre and Styles. Linguistic Analysis of Texts Written by José Saramago for O Caderno Blog. Didactic Transposition of Textual Genre Memories, Journal, Autobiography and Letter, under the guidance of Professor Maria Antonia Coutinho. She collaborates with CLUNL, integrating Grammar & Text Group.

João Carlos Matos

Professor de Português do ensino básico e secundário e colaborador da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti como docente na área de Linguística. É mestre em Linguística Portuguesa Descritiva pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atualmente, encontra-se a redigir a tese de doutoramento, intitulada "Reflexão Crítica, um género textual em contexto de estágio pedagógico (1º Ciclo do Ensino Básico)", pela Universidade Nova de Lisboa, no domínio da especialidade, Linguística do Texto e do Discurso.
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Portuguese teacher of elementary and secondary education and collaborator of the School of Education Paula Frassinetti as a teacher in Linguistics. Is master of Portuguese Linguistics Descriptive by Faculty of Letters of the University of Porto. Currently is writing a PhD thesis entitled "Critical Reflection", a genus textual in the context of teaching practice (1st cycle of basic education), by New University of Lisbon, in the domain of specialty, Text Linguistics and Discourse.

Korapat Pruekchaikul

Korapat Pruekchaikul obteve a licenciatura em inglês e o mestrado em língua inglesa, na Faculdade de Letras da Universidade de Chulalongkorn (Tailândia), em 2001 e 2009, respetivamente. Também frequentou cursos de português para estrangeiros na Tailândia (1999-2000), em Lisboa (setembro de 2001), em Coimbra (entre 2002 e 2003) e em Macau (2013). Sendo agora estudante de doutoramento do Departamento de Linguística da FCSH-NOVA e  bolseiro do Office of the Higher Education Commission (OHEC) na Tailândia, interessa-se pela análise de texto e discurso (discursos publicitário, político e cinematográfico em tailandês, inglês e português), pela sociolinguística (particularmente, a construção de género, de poder e de identidade através da língua), pela linguística histórica (a reconstrução cultural e a mudança lexical nos empréstimos portugueses em tailandês e em inglês), bem como pela gramaticalização das séries verbais em tailandês. O seu projeto da tese de doutoramento, sob a orientação da Professora Maria Antónia Coutinho, versa a prática de identidade através das componentes (para)linguísticas e do design visual nos textos publicitários de folhetos bancários portugueses.
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Korapat Pruekchaikul obtained a B.A. in English and a M.A. in English (language concentration) from the Faculty of Arts, Chulalongkorn University, Thailand, in 2001 and 2009 respectively. He also attended courses of Portuguese for foreigners in Thailand (1999 to 2000), in Lisbon (September, 2001), in Coimbra (from 2002 to 2003) and Macau (in 2013). A now Ph. D. student of the Department of Linguistics, Faculty of Social Sciences and Humanity, Universidade Nova de Lisboa, and a grant holder of the Office of the Higher Education Commission (OHEC) in Thailand, he is interested in text and discourse analysis (advertising, political and film discourses of Thai, English and Portuguese), sociolinguistics (particularly gender, identity and power construction in language), historical linguistics (cultural reconstruction and lexical change in Portuguese loanwords in Thai and English) and grammaticalization of serial verbs in Thai. His Ph. D. thesis project, currently supervised by Assoc. Prof. Dr. Maria Antónia Coutinho, concerns identity practice via the use of (para)linguistic components and visual design in advertisements of Portuguese banks' pamphlets.

Lúcia Cunha

Doutoranda em Linguística e Ensino de Língua na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Ciências da Linguagem - Psicolinguística. É colaboradora no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, estando integrada no projecto Pretexto - Praxis, Conhecimento e Texto (Gramática & Texto). Tem publicado artigos sobre o ensino de géneros orais e o desenvolvimento da linguagem em contexto escolar. É professora de português do Ensino Básico.
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PHD student in Linguistics and Language Teaching at the Faculty of Social Sciences and Humanities of the Universidade Nova de Lisboa. Master in Language Sciences - Psicholinguistics. Collaborator in Pretexto - Praxis, Conhecimento e Texto in Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. She has published articles about teaching oral genres and language development in school context. She is also Portuguese teacher.
Curriculum Vitae (Plataforma DeGóis)

Maria do Rosário Luís


Doutoranda em Linguística e Ensino de Língua. Mestre em Teoria do Texto pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É professora do Ensino Secundário desde 1984.
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PHD student in Linguistics and Language Teaching. Master in Text Theory by the Faculty of Social Sciences and Humanities of the Universidade Nova de Lisboa. She is a High School teacher since 1984.

Maria Encarnação Silva

É mestre em Linguística - Teoria do Texto pela FCSH-UNL. É professora adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa, desempenhando funções na área da formação inicial e contínua de educadores de infância e professores Ensino Básico. Desenvolve investigação no âmbito da didática da leitura e da escrita, tendo publicado artigos científicos nesta área. É colaboradora do CLUNL, integrando o Grupo Gramática & Texto.
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Maria Encarnação Silva has a Master Degree in Linguistics - Theory of Text by FCSH-UNL. She is adjunct professor in the School of Education of Lisbon, performing functions in the field of initial and continuing training of early childhood educators and teachers of formal education. She is a researcher in reading and writing teaching, having published papers in this area. She collaborates with CLUNL, integrating Grammar & Text Group.

Naseema Saiyad

Está neste momento a preparar uma tese de Doutoramento sobre o Conto Tradicional Multicultural, sob a orientação de Maria Antónia Coutinho (CLUNL/FCSH-UNL). Professora de Português e Francês para o 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário desde 1990. Membro do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Investigadora em Linguística e Ensino da Língua. Formadora de Professores no Centro de Formação Agostinho da Silva.
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Enrolled in a PHD project on Multicultural Folktales, under the supervision of Antónia Coutinho (CLNUL/FCSH-UNL). Portuguese and French secondary teacher since 1990 and member of the Linguistic Center at Universidade Nova de Lisboa. Developing research in Linguistics and Language Teaching. Training teachers in CPD (Continuing Professional Development).

Patrícia Ferreira

É doutoranda em Educação, na especialidade de Formação de Professores, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º ciclos pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Tem vindo a desenvolver investigação no âmbito da formação inicial de professores, da construção do conhecimento profissional, das conceções e das práticas em ensino da gramática, tendo publicado artigos nestes domínios. É docente na Escola Superior de Educação de Lisboa, desde 2007, pertencendo ao Departamento de Educação em Línguas, Comunicação e Artes.
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She is a PhD student in Education, specializing in Teacher Education, in the Instituto de Educação of the Universidade de Lisboa, and Master in Teaching Portuguese Language in the 1st and 2nd cycles by Escola Superior de Educação de Lisboa. She has developed research in initial teacher education, the construction of professional knowledge, beliefs and practices regarding teaching grammar, having published articles in these areas. She has been teaching in Escola Superior de Educação de Lisboa since 2007, in the Departamento de Educação em Línguas, Comunicação e Artes.

Sara Topete

Doutoranda em Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e mestre em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro. É membro da equipa de investigação Gramática & Texto do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL). Encontra-se a desenvolver investigação no ramo de Análise do Texto e do Discurso, focando-se particularmente nas marcas linguísticas do ethos. A tese que está a preparar intitula-se "A figuração do enunciador nos discursos políticos". É professora de Português Língua Estrangeira na Universidade de Aveiro e de Técnicas de Comunicação e Expressão em Português na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA).
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PhD student in Linguistics at the Faculty of Social and Human Sciences of the Universidade Nova de Lisboa and has a Ma in Multimedia in Education from Universidade de Aveiro. She is a member of the Grammar & Text Research Group of Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL). She develops research in the field of Analysis of Text and Discourse, focusing particularly on ethos. She is preparing a PhD thesis entitled "The figuration of the enunciator in political speeches." She is currently teaching Portuguese as a Foreign Language at Universidade de Aveiro and also Communication and Expression in Portuguese at ESTGA (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda).

Selene Vazquez Ruiz

Licenciada em Humanidades, especializada em ensino de espanhol como língua estrangeira. É professora de inglês no Ensino Secundário em Espanha e tem trabalhado em formação de professores nesta área. Doutoranda em Linguística e Ensino de Língua na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, escreve a sua tese de doutoramento sobre o ensino de géneros orais no contexto escolar português. É investigadora do Grupo Gramática & Texto do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL).
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Graduated in Humanities, she specialized in Teaching Spanish as a Foreign Language, area in which she has a broad working experience. She is currently an English Secondary School teacher in Spain, where she already participated in teacher training programs. Being a PhD student at FCSH she writes her thesis about oral genre teaching in Portuguese public schools. Also, she is a member of the researchers' team Gramática & Texto at Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL).

Bolseiros de Investigação / Introduction to Research Grants

Ana Beatriz Ribeiro de Carvalho

Licenciatura em Ciências da Linguagem (FLUL) e pós-graduação em Psicologia das Emoções (ISCTE). Bolseira de Investigação do Grupo Gramática & Texto (com o projeto FCSH/CLUNL-PEst-OE/LIN/UI3213/2014 (BI 1) Licenciado), do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL).
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Degree in Ciências da Linguagem (FLUL) and graduate in Psicologia das Emoções (ISCTE). Grammar & Text Group researcher (project FCSH / CLUNL-PEst-OE / LIN / UI3213 / 2014 (BI 1) Licenciado) of Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL).

Mariana Silva

É doutoranda em Linguística do Texto e do Discurso e bolseira de investigação do Grupo Gramática e Texto, no âmbito do Projeto Estratégico do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (PEst-OE/LIN/UI3213/2014). Atualmente desenvolve trabalho de investigação sobre questões de estilo no género carta, em António Lobo Antunes, e sobre tipos de discurso em português europeu. Licenciou-se em Ciências da Linguagem e fez o mestrado em Psicolinguística, na Universidade Nova de Lisboa. Também frequentou o curso de doutoramento em Literatura e Cultura Portuguesas, na Universidade do Porto. Lecionou psicolinguística, sintaxe & semântica e português, na Universidade Nova de Lisboa (como professora substituta), na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich (ESEIMU) e na Escola Profissional de Pedagogia Social (EPPS), respetivamente.
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Mariana Silva is a PhD student of Text and Discourse Linguistics. She also has a research grant of Grupo Gramática e Texto at Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (PEst-OE/LIN/UI3213/2014)). Currently she's working on style questions on letters of António Lobo Antunes and types of discourse in european portuguese. She graduated in Language Sciences and did her master's degree in Psycholinguistics, both at Universidade Nova de Lisboa. Mariana also attended the doctoral course in Portuguese Literature and Culture at Universidade do Porto, and taught psycholinguistics, syntax & semantics and portuguese, at Universidade Nova de Lisboa (as a substitute teacher), at Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich (ESEIMU) and at Escola Profissional de Pedagogia Social (EPPS), respectively.

Bolseiros de Doutoramento/ PhD grant holders

Ana Guilherme

Bolseira de doutoramento FCT (SFRh/BD/81922/2011) em Linguística Histórica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Está a desenvolver investigação em Morfologia Histórica do Português. Tem como outras áreas de interesse a Pragmática Histórica e a Cortesia. É membro do grupo de investigação Gramática & Texto do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa.
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PhD FCT researcher (SFRH / BD / 81922/2011) in Historical Linguistics at Faculdade de Ciências Sociais e Humanas of Universidade Nova de Lisboa. She is developing research on Portuguese Historical Morphology and has as other areas of interest Historical Pragmatics and Politeness. She is a member of the research group Grammar & Text of Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa.
Curriculum Vitae (Plataforma DeGóis)

Duane Valentim

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português / Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2007 - 2011); Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL - UFSCar), na área de Ensino de Língua Materna (2012 - 2014), sob a orientação da Profª. Drªa Marilia Blundi Onofre. É doutoranda pela Universidade Federal de São Carlos (2015 - 2018) e atualmente, com o apoio da agência de fomento CAPES, realiza seu doutorado sanduíche (split PhD) sob a orientação da Profª. Drª Helena Topa Valentim, no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem de Língua Materna, Enunciação e Produção e, Interpretação de Textos.
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Duane Valentim obtained a Bachelor of Arts in 2011 and her Master Degree in Linguistics in 2014, both from the Federal University of São Carlos.  She is studying her Ph.D. in Linguistics and currently, under the support of CAPES, she is conducted her Split PhD at the Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, supervised by Helena Topa Valentim (FCSH-UNL). Duane is interested in Portuguese learning and teaching, enunciation and text production and understanding.

Joana D´arc Pinheiro

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará, sob orientação da Professora Doutora Maria Helenice de Araújo Costa. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2008) orientada pela Professora Doutora Mônica Magalhães Cavalcante e graduada em Letras Português Espanhol também pela UFC (2005). Atualmente é bolsista da CAPES pelo Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) na Universidade Nova de Lisboa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em linguística textual e análise do discurso.

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Joana D'arc Oliveira Cruz Pinheiro is doing her Ph.D. in Applied Linguistics from the State University of Ceará, supervised by Maria Helenice Araújo Costa and currently, under the support of CAPES, she is conducted herSplit PhDat the Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, supervised by Maria Antónia Coutinho (FCSH-UNL). She obtained a Bachelor of Arts in 2005 and her Master Degree in Linguistics in 2008, both from the Federal University of Ceará, supervised by Mônica Magalhães Cavalcante. Joana D'arc is interested in Portuguese learning and teaching, enunciation, text linguistics and discourse analysis.



 

 

Manoelito Gurgel

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará; Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará; graduado em Letras-Português pela Universidade Federal do Ceará; estudante de intercâmbio internacional do curso de Ciências da Linguagem na Universidade do Porto, em Portugal, no semestre de 2009.1; tem interesse pela área de Linguística Aplicada, com ênfase no ensino e na aprendizagem de língua materna e na formação de professores de língua materna.
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Manoelito Costa Gurgel is PhD student in Linguistics by Federal University of Ceará/Brazil. He hasMasters in Linguistics in 2013 and Degree in Letters in 2011, both by Federal University of Ceará,.Currently, under the support of CAPES (Split PhD), he has a PhD scholarship at the Centro de Linguística - Universidade Nova de Lisboa, Portugal, supervised by Antónia Coutinho (FCSH-UNL). Manoelito is interestedin Applied Linguistics, with emphasis onPortuguese learning and teaching and in Teacher training. He is member of the research group GEPLA of Federal University of Ceará.

Marta Fidalgo

Doutoranda em Linguística e bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PD/BD/105764/2014), no âmbito do programa KRUse (especialização em Linguística do Texto e do Discurso). Sob a orientação da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho, encontra-se, atualmente, a desenvolver a sua tese na área da revisão de textos, situando a sua investigação no quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo. Possui mestrado em Consultoria e Revisão Linguística (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), especialização em Técnicas Editoriais (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - variante Inglês/Alemão (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Georg-August-Universität Gottingen). Foi tradutora e revisora freelancer durante vários anos, tendo igualmente estagiado na Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia (Bruxelas). As suas áreas de interesse centram-se na prática revisória enquanto atividade de mediação, na (in)visibilidade do revisor e nos procedimentos revisórios emergentes da diversidade de ferramentas informáticas ao dispor dos profissionais linguísticos, preocupando-se, em particular, com o domínio da revisão de textos técnicos traduzidos para português europeu.
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Ph.D. student in Linguistics and grant holder from Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PD/BD/105764/2014), within the KRUse programme (specialisation in Text and Discourse Linguistics). Under the supervision of Professor Maria Antónia Coutinho, Marta Fidalgo is currently working on her doctoral thesis on text revision, and conducts her research in the socio-discursive interactionism framework. She holds a master´s degree in Linguistic Revision and Consultancy (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), a specialisation in Editing Techniques (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) and an undergraduate degree in Modern Languages and Literatures - English/German (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa and Georg-August-Universität Gottingen). She worked as a freelance translator and reviser for several years, and also completed an internship at the Directorate-General for Translation of the European Commission (Brussels). Her main areas of research focus on revision as a mediation activity, the reviser´s (in)visibility and the revision procedures that derive from the variety of computer tools, which language professionals now have at their disposal. She is particularly interested in the revision of translated technical texts into European Portuguese.

Milana Morozova

Estudante de Doutoramento em Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do programa KRUse (PD/BD/105766/2014). Neste momento desenvolve a sua tese na área de Texto e Discurso sob a orientação da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho. Concluiu mestrado em Linguística na Universidade Estatal Linguística de Moscovo, grau reconhecido pela Universidade do Minho em Portugal.

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PhD student in Linguistics at The Faculty of Social Sciences and Humanities, NewUniversity of Lisbon (FCSH-UNL), grant holder financed by FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), within the KRUse program (Knowledge, Representation & Use), with the referencePD/BD/105766/2014.At present she is working on her thesis in the area of Text and Discourse, supervised by Professor Maria Antónia Coutinho. She holds a master´s degree in Linguistics, awarded by Moscow State Linguistic University and later recognized by University of Minho in Portugal.

Rute Rosa Alves

Bolseira de Doutoramento em Linguística, no âmbito do Programa FCT Linguistics - Knowledge, Representation and Use (KRUse), área de especialização em Linguística do Texto do Discurso, sob orientação científica da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho e coorientação da Professora Doutora Matilde Gonçalves. Mestre em Consultoria e Revisão Linguística, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e licenciada em Estudos Portugueses, pela Universidade Aberta.

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PhD grant holder in Linguistics, in the FCT Doctoral Programme Linguistics - Knowledge, Representation and Use (KRUse), specialization in Text and Discourse Linguistics, supervised by Maria Antónia Coutinho and Matilde Gonçalves. Master in Consulting and Review Linguistics, by Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa and a degree in Portuguese Studies, by Universidade Aberta.